sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012


Passageiros da SuperVia causam tumulto e "tomam" trem após problemas técnicos


  Após problemas técnicos na manhã desta quinta-feira (9), passageiros provocaram tumulto em um dos trens da SuperVia, concessionária de trens urbanos que administra parte da rede férrea do Rio. Segundo informações da empresa, a confusão aconteceu após problemas em um trem que seguia de Queimados para a Central do Brasil, e os passageiros tiveram de desembarcar na linha.
  Enquanto alguns passageiros desceram dos trens e caminharam a pé pela linha do trem, outros seguiram viagem pela parte externa das composições. Muitas pessoas passaram mal e um homem chegou a ter um ataque epilético. Um homem foi preso quando tentava furtar uma televisão de um estande da estação, durante a confusão. Segundo a concessionária, a situação foi normalizada.
  Acionados pela empresa, o Núcleo de Polícia Ferroviária e o batalhão de Polícia Militar da área entraram em confronto com os passageiros. As primeiras imagens do tumulto mostraram que, além do empurra-empurra, pedras foram jogadas nos trens e empregados da SuperVia.
  Bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta foram utilizados contra os passageiros durante um tumulto que aconteceu também na estação Central do Brasil.
  Ambulâncias do Samu e dos bombeiros faziam o socorro de pessoas que passaram mal durante o tumulto.

Comentário: Qualquer probleminha com empresas aéreas a mídia faz um escândalo, mas no caso dessas sucatas que são os trens da supervia, e que dão problema quase todo dia, a culpa é sempre dos usuários.




A nossa primeira ferrovia foi construida pela Imperial Companhia de estrada de ferro, fundada pelo Visconde de Mauá, ligando o Porto de Mauá, na Bahia de Guanabara, a Serra da Estrela, no caminho de Petrópolis.

 Tinha extensão de 14,5km. Logo depois, outras surgiram no Nordeste, Recôncavo Baiano, e principalmente em São Paulo, para servir à economia cafeeira, então em fraco desenvolvimento.
  Eram, em geral, construidas ou financiadas por capitais ingleses que visavam somente à seus interesses comerciais, sem o mínimo de planejamento.
  Entre 1870 e 1920, viviamos uma verdadeira "Era das ferrovias", sendo que o crescimento médio desta era de 6.000km por década. Após 1920, com o advento da era do automóvel, as ferrovias entrarm numa época de estagnação, não tendo se recuperado até os dias atuais.


 
Ana Rabay e Bruna Bucciarelli

3 comentários:

  1. Bom dia meninas.

    Gostei da reportagem. mas faltam algumas coisinhas. Enriqueçam a postagem com uma pesquisa sobre os meios de transporte brasileiros (ou ao menos o transporte ferroviário) trace o seu histórico e enfatize a questão atual. Seria importante também, incluir um mapa ferroviário em sua postagem (se possível, de vários períodos diferentes).

    Indique as fontes das reportagens e data de em que foi publicada originalmente.

    Abraço,

    Prof. Rubens

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  2. Prof Rubens, não deu para concluir. Próxima aula finalizamos. Abraços.

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